Soluções // Retalho Alimentar

 

A importância do Controlo no Setor Alimentar

A saúde e a vitalidade dos consumidores por um lado e a confiança destes na qualidade dos alimentos por outra, são valores essenciais para qualquer operador do sector alimentar.

O melhor “certificado de garantia” está, além do cumprimento de todas as normas nacionais e internacionais publicadas, na adoção de procedimentos de segurança alimentar adequados à sua actividade, com base em princípios HACCP – Análise dos Perigos e Controlo dos Pontos Críticos.

 

Temperatura como Ponto Crítico

O controlo da temperatura é um dos pontos críticos que carece de maior rigor. As bactérias responsá­veis pela maior parte das toxinfeções alimentares desenvolvem-se a uma tempe­ra­tu­ra entre os 5ºC e os 65ºC. Para valores inferiores ou superiores a este intervalo, os microrganismos praticamente permanecem inertes ou mesmo desaparecem, sem capacidade para se desenvolverem.

 

Transporte

O transporte de produtos alimentares para consumo humano, deve garantir o estado natural e a qualidade dos produtos transportados sendo estes refrigerados ou não. O objectivo é impedir o seu contágio e degradação durante o transporte.

O transporte de produtos alimentares deve apresentar determinadas características e seguir diversas normas, para que a segurança alimentar dos consumidores não esteja em causa. Dentro dos veículos de transporte existem vários modelos consoante o produto alimentar que transportam, sendo os veículos que transportam alimentos perecíveis os que requerem maiores cuidados nomeadamente com a temperatura.

Este tipo de transporte necessita de um controlo de temperaturas muito rígido e a adequação às normas específicas para estes.

Os alimentos perecíveis estão regulados pela norma geral e pelo acordo internacional de transportes – APT. Este acordo tem como objectivo que os alimentos sejam transportados internacionalmente garantindo as condições para o consumo, devendo os veículos de transporte garantir as condições técnicas necessárias.

O transporte de alimentos perecíveis deve ser efectuado em veículos isotérmicos, refrigerados, frigoríficos ou ainda caloríficos. Para cada alimento estão especificadas as devidas temperaturas:

  • -18 ºC, Congelados e ultracongelados,
  • 6 ºC Manteigas,
  • 4 ºC Produtos de caça,
  • 4 ºC Leite cru para consumo,
  • 6 ºC Leite destinado à Indústria,
  • 4 ºC Produtos lácteos (iogurtes, natas e queijo),
  • 6 ºC Pescado, moluscos e crustáceos embalados em gelo, e produtos a base de carne,
  • 7 ºC Carne,
  • 4 ºC Aves.

 

A proposta da Calmetric assenta na implementação de sistemas para o registo e controlo de temperaturas em todas as etapas do desenvolvimento do processo produtivo.

IT2Wireless representa a nossa proposta para instalações como cantinas, restaurantes, matadouros, talhos e supermercados. O IT2Go é indicado para o transporte de bens perecíveis, no qual a monitorização de grandezas como temperatura e humidade se revelam hoje de carácter obrigatório.