Soluções // Museus

 

O controlo da temperatura e da humidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação dos acervos de bibliotecas e de arquivos, pois níveis inaceitáveis destes fatores contribuem sensivelmente para a deterioração dos materiais.

O calor acelera a deterioração: a velocidade das reacções químicas na sua maioria, inclusive o efeito da deterioração, duplica por cada aumento de 10º Celsius.

Os materiais de bibliotecas e arquivos são higroscópicos, absorvendo e libertando facilmente a humidade. Aqueles reagem às mudanças sazonais de temperatura e humidade relativa do ar, expandindo-se e contraindo-se. Tais mudanças dimensionais aceleram a deterioração e acarretam danos visíveis, tais como ondulações no papel, descamação de tintas, empenamento de capas de livros e rompimento de emulsões fotográficas.

A instalação de controlos climáticos adequados e a sua operação no sentido de manter os padrões de conservação retardarão, sensivelmente, a deterioração dos materiais.

A manutenção de condições estáveis é de grande importância.

A temperatura e a humidade relativa do ar devem ser sistematicamente medidas e registadas, já que os dados produzidos:

– documentam as condições ambientais existentes;
– dão suporte aos pedidos de instalação de controlos ambientais;
– indicam se o equipamento disponível para controlo climático está ou não a funcionar adequadamente e produzindo as condições desejadas.

 

A nossa proposta – o IT2wireless

A sua facilidade de instalação (não sendo necessária passagem de cabos ou abertura de roços), de configuração e de utilização, a oferta alargada de meios de alarme bem como a obrigatoriedade da “resposta a alarmes” e os registos que, encriptados, tornam a base de dados inviolável, fazem do IT2wireless um sistema a considerar para este tipo de aplicações.